A pintura é um meio de expressão completo e deve estar presente no dia-a-dia da criança. Não é uma atividade especial por isso deve ser sempre repetida, ou seja, deve estar à disposição da criança. Trata-se de uma atividade prazerosa e agradável. Durante esta atividade a criança explora, investiga, elabora e conquista sua capacidade de expressar-se. Alem disto estará desenvolvendo sua percepção, motricidade, especialidade e imaginação.
Materiais para a pintura.
- Papel grande ( A 3);
- Pincéis (grosso e redondo para crianças pequenas)
- Guache ou tinta grossa nas cores primárias, vermelho, azul e amarelo (inicialmente).
- Mesa forrada com jornal e/ou cavalete para pintura.
- Panos para limpeza.
Por que o papel grande e o pincel grosso?
A criança pequena precisa desenvolver, primeiro, um controle sobre os movimentos grandes antes de dominar os movimentos de coordenação motora fina. No seu desenvolvimento físico, ela controla primeiro os músculos dos dedos. O pincel, é aos poucos, controlado pelo desenvolvimento motor da criança. O movimento dos ombros, possibilita primeiro, um desenho vertical; o movimento dos cotovelos possibilita realizar movimentos diagonais e curvos. Mais tarde, com o controle dos músculos do pulso, a criança vai realizar desenhos mais complexos. Por isso, não adianta exigir um controle sobre o pincel quando o seu corpo ainda não permite.
O papel grande (tamanho duplo ofício, no mínimo), oferece um espaço maior, não restringindo os movimentos da criança. É bom variar não só o tamanho do papel, como o seu formato, dando quadrados, círculos e triângulos, alem do retângulo.
O pincel grosso é mais adequado do que o fino, porque é mais fácil de segurar e fica mais cheio de tinta. Com ele a criança cobre o papel todo de tinta, com pouco esforço físico.
Usando as cores primarias, inicialmente, a criança vai notar o efeito de uma cor perto da outra, percebendo que elas são diferentes. Vai descobrir, também que a mistura de uma cor com a outra, produz uma terceira.
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