Muito conhecida é a gênese ou evolução do desenho infantil. Autores como Luquet, Vygotsky, Lowenfeld, Freinet, Arnheim, Clero, entre outros, têm muito a nos dizer sobre essa atividade infantil. Todos concordam que , quanto mais oportunidades a criança tem de desenhar, mais desenvolve essa linguagem. No início das suas atividades exploratórias, a criança precisa de espaços e materiais que favoreçam o desenhar. Não deve ser limitada somente à um espaço físico ( a mesa da sala de aula) e nem à um tamanho e tipo de papel. Tanto os espaços ( muro, calçada,papel..) devem variar, como os materiais utilizados para deixar as marcas nas superfícies. As crianças gostam de usar cores contrastantes, por isso a preferência por cores fortes como o vermelho, preto, roxo. Ela está interessada em fazer movimentos e deixar suas marcas numa superfície, atividade que, gradativamente vai se constituindo na origem das primeiras formas. È importante ressaltar que o desenho nunca é uma cópia da realidade. É uma atividade complexa, que reúne vários elementos tais como a percepção visual, as sensações e experiências que as crianças têm com os objetos, com as pessoas, com o tempo e o espaço, a elaboração de uma idéia, as habilidades motoras e principalmente o sentido que dá ao que realiza. É fundamental criar condições, ambientes e materiais para que a criança desenvolva essa linguagem, fugindo de estereótipos, modelos, imposições adultas tais como os livros para colorir ou as atividades escolares fotocopiadas. A criança aprende a desenhar, desenhando e todas as crianças podem desenvolver essa linguagem, se forem estimuladas e respeitadas desde a mais tenra idade.
Alguns materiais, suportes, espaços, para desenvolver o desenho das crianças:
3.1. Lápis de cera
- Lápis de cera em diferentes tipos e tamanhos e formatos de papel: oficio, sulfite, pardo, jornal.
- Lápis de cera sobre papel previamente colorido com anilina ou guache.
- Desenho de olhos fechados. (pode-se usar uma música para acompanhar)
- Lápis de cera e anilina.Desenhar com lápis de cera e passar uma aguada de anilina sobre toda a folha.
- Lápis de cera branco e tinta Stencil . Desenhar somente com cores claras e passar uma demão de tinta stencil ( tinta obtida dos papéis stencil colorido, usados para cópias mimeografadas)
- Lápis de cera branco e anilina. Desenhar somente com lápis branco e passar a aguada sobre o que fez. As crianças gostam do efeito mágico do aparecimento das formas, ao passar a tinta sobre a superfície. Pode-se usar velas no lugar do lápis de cera.
- Lápis de cera branco, preto e anilina.
- Lápis de cera derretido na vela. Usa-se uma vela acesa para ir derretendo a ponta do lápis e desenhando. Esse procedimento deve ser usado com cuidado, principalmente com crianças menores.
- Lápis de cera derretido na vela mais anilina.
- Lápis de cera colorido, com solvente. Usa-se uma folha totalmente colorida com lápis cera, espalha-se o colorido com um chumaço de algodão ou estopa embebido em um pouco de varsol ou solvente suave. Usa-se como fundo para desenho com lápis de cera escuro.
- Tirar impressão do meio ambiente . Usa-se o lápis de cera na sua extensão, para obter marcas sobre um papel colocado sobre superfícies com texturas diversas.
- Tirar impressões colocando folhas com nervuras salientes sob o papel.
- Tirar impressões de formas previamente recortadas em papel mais grosso, colocadas sob a folha.
- Usar o lápis de cera na sua extensão (deitado) para preparar uma folha como base-desenhar.
- Desenho de lápis de cera sobre lixa ou outros materiais porosos ou texturizados como papel corrugado.
- Desenho de lápis de cera colocando lixa sobre a folha.
- Desenho em cadeia, mãos em forma de quebra-cabeça.
- Desenho em forma de gaitinha (figura humana).
O giz colorido pode ser usado como se fosse um lápis pastel, mas a sua grande utilidade é em superfícies grandes e ásperas como muros, calçadas etc pois tem a vantagem de não manchar e poder ser apagado
- Giz na calçada.
- Giz no muro.
- Giz sobre fundo, superfícies escuras (guache).
- Giz na goma arábica . Molhar o giz numa mistura de goma arábica com água ou num pouco de água com açúcar.
- Folha pintada com goma arábica e água, desenhar com giz.
- Giz molhado com goma arábica – complementando com nanquim e graveto.
- Giz diluído na goma arábica e água e usado como tinta.
- Desenho com grafite depois pintar com giz.
1.1. desenhar com outros materiais
- Com carvão.
- Sobre carbono, tirando cópias.
- Desenhar em papel comprido e estreitos (coisas compridas).
- Com lápis de cor.
- Com canetinhas hidrocor
- Com nanquin
- Com giz pastel seco e oleoso
- Capa de revista com Thinner.
- Transparências com elementos da natureza.
- Sapolium mais tinta guache para pintar vidros.
- Açúcar mais tinta guache.
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