.

Pintura com anilina


A anilina é um tipo de pigmento concentrado que pode ser encontrado em forma liquida ou em pó. Algumas anilinas são diluíveis em álcool, outras em água. Existem as anilinas comestíveis (as usadas na preparação de alimentos); são chamadas de corantes e não possuem ou possuem um mínimo de toxidade. Existem anilinas usadas para tingimentos de tecidos ou outros materiais que são tóxicas. Para trabalhar com crianças pequenas, recomenda-se o uso de anilinas comestíveis, principalmente em atividades de pintura a dedo, massa de modelar ou pinturas.

A principal característica da anilina é a transparência, (como a aquarela) por isso, pequenas quantidades são suficientes para preparar tintas. Tintas fortes que dêem contrastes, e nesse caso o contraste só poderá ser dado com o uso de lápis de cera.

 


Preparação de Anilinas.

Colocar uma pitada de anilina em pó, em meio litro de água filtrada. Pode-se usar frascos de plástico, transparentes, com tampas. Para usar diariamente, coloca-se pequenas quantidades de liquido em vidros ou frascos de boca larga. Usa-se 1 pincel para cada cor, ou um vidro com água para lavar os pincéis.

 

 

 


-          Anilina com água. A água é o veiculo de diluição da anilina. Se usarmos frascos transparentes com água e colocarmos pitadas de anilina em pó, a criança poderá ver os efeitos do pigmento concentrado se transformando em cor. Este tipo de atividade pode ser realizado para preparar a tinta ou para fazer outro tipo de atividade como: Colocar o pigmento em mangueiras transparentes com água, colocar o pigmento sobre uma superfície lisa e clara (mesa com fórmica).

-          Anilina sobre lápis de cera. Desenhar com lápis de cera, ou vela e passa uma aguada de anilina.

-          Anilina com conta-gotas. Colocar com um conta-gotas, um pouco de anilina de duas ou mais cores sobre o papel. Fazer movimentos com o papel criando mesclas e fusões interessantes.

-          Anilina soprada com canudinho. Estimular a criança a soprar pequenos objetos (leves, pesados). Depois de trabalharem com sopro de objetos, utilizar canudos colocar pingos de anilina sobre o papel e soprá-los em varias direções.

-          Anilina com cola branca. Passar goma arábica ou cola branca sobre a folha de papel (sulfite 30 ou 40). Com pincel aplicar a anilina sobre a superfície. Passar pente ou espalhar com palitos. Depois de seco, este trabalho fica com aparência vitrificada.

-          Craquelê. Esfregar vela ou lápis cera branco, com força, em toda a superfície do papel. Em seguida, amassar ou dobrar livremente o papel. Desamassar refazendo a folha. Passar sobre ele, com pincel, anilina de uma ou varias cores.

-          Batick sobre papel. Desenhar com lápis de cera. Passar anilina de uma só cor. Depois de seco o trabalho, voltar a desenhar ou preencher outras áreas. Passar anilina novamente. Usar o mesmo procedimento substituindo o lápis.

-          Anilina descolorida com água sanitária. Pintar a folha com anilinas coloridas, de preferência com corante mais concentrado. Deixar secar e desenhar com cotonetes ou pincéis finos, ou palitos, embebidos em água sanitária.

-          Tinta Stencil com água sanitária. O mesmo procedimento da atividade anterior, substituindo a anilina pela tinta Stencil.

-          Anilina com cola (substitui a cola colorida).Misturar anilina na cola branca. Desenhar com o aplicador de cola, ou com pincel.

-          Anilina com canetinha. Desenhar com canetinha hidracor. Passar imediatamente anilina.
 
Share on Google Plus

About dicas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário